Imagine um grupo de pessoas em uma caminhada pela natureza, portando um tablet observando por meio de realidade aumentada os aspectos científicos, históricos e sociais do passeio.
Após a experiência, um encontro para discussão e estudo do sentido do que foi observado sob a análise e com base em uma sabedoria milenar.
É apenas um exemplo de experiências incríveis que os visitantes do Centro Cultural Maayan terão.
Programação cultural
O Maayan quer ser um centro cultural ativo na cidade e no cenário internacional, com diferentes conteúdos, experiências e vivências, que se darão no espaço físico da instituição, em meio à natureza, no Parque da Chacrinha, e também no universo digital.
A programação cultural vai abordar três núcleos de interesse: história, sustentabilidade e inovação. Por meio da tecnologia é possível ultrapassar barreiras físicas e dialogar com o mundo, trazendo narrativas relevantes, produções inéditas, memórias e considerações sobre o futuro.
Exposições, biblioteca digital, espaços imersivos, realidade virtual e aumentada, metaverso são algumas das ferramentas para falarmos sobre a cultura judaica e seus desdobramentos; da importância da sustentabilidade e o uso da tecnologia para o melhor uso dos recursos naturais; da urgência da preservação da biodiversidade; de como o diálogo pode criar pontes entre ideias diferentes; e de como a sabedoria ancestral pode levar a todos para um futuro melhor. A programação do Maayan fala do hoje pensando no amanhã. Assim, já terá início, antes mesmo da abertura física do centro, com projetos interativos e gameficados que vão abordar as plantas e animais silvestres de Copacabana, aproximando as pessoas da natureza.